Nota de esclarecimento - Aeroporto Regional Zona da Mata

Em atenção ao caso divulgado nesse final de semana por Dennis DJ, o Aeroporto Presidente Itamar Franco (Zona da Mata) vem a público prestar esclarecimentos.

Foi divulgado pelo artista em seu Instagram que, após verificar impossibilidade de pouso no Aeroporto da Serrinha (Juiz de Fora) na noite do último sábado, 23, foi realizada tentativa de contato com o Aeroporto da Zona da Mata a fim de utilizá-lo como alternativa. Segundo o DJ, a operação não foi possível pois “o funcionário responsável por ligar o balizamento da pista não foi encontrado”.

Conforme Notam do Aeroporto, informação oficial disponível no site do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) sob o link www.aisweb.aer.mil.br, o horário de funcionamento da Rádio Zona da Mata aos sábados é de 08h às 12h (horário de Brasília). Portanto, de acordo com procedimento aeronáutico, a solicitação de voo deve, obrigatoriamente, ser realizada duas horas antes de seu fechamento (às 10h, neste caso).

O Aeroporto da Zona da Mata recebeu solicitação por e-mail da empresa de táxi aéreo responsável pelo transporte do DJ às 14h12, horário em que a Rádio já se encontrava oficialmente fechada. Vale lembrar que o Notam é documento oficial, de conhecimento de qualquer empresa de aviação, e deve ser respeitado. ⠀
Após contatos telefônicos realizados pelo representante da @frontproducoesjf por volta de das 22h45, a gestão do Aeroporto da Zona da Mata se mobilizou de forma extraordinária para atender à solicitação da equipe do DJ. Sendo assim, deslocou Operador de Estação Aeronáutica, Fiscal de Pátio e equipe de Bombeiros fora do horário homologado, que permaneceram com o aeroporto aberto entre 23h45 de sábado e 01h10 de domingo, conforme a primeira mensagem meteorológica disponibilizada pela Rádio Zona da Mata no site Redemet (www.redemet.aer.mil.br). Entretanto, o voo não ocorreu, tendo a tripulação alterado o destino para a cidade de Campos dos Goytacazes.
Reiteramos que este não é um procedimento padrão para operações em aeroportos. Entretanto, a administradora não mediu esforços para atender à solicitação dentro dos padrões de Segurança Operacional e no menor tempo possível.

Todos os fatos relatados nesta nota estão documentados no Aeroporto Presidente Itamar Franco e podem ser disponibilizados mediante necessidade.

CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO DA ZONA DA MATA