MTur atualiza aplicativo do Programa Turismo Acessível

No intuito de simplificar e dinamizar as avaliações de acessibilidade dos empreendimentos e pontos turísticos em todo o Brasil, o Ministério do Turismo a acaba de disponibilizar as novas versões do aplicativo e do site Guia Turismo Acessível. A forma de avaliação das características de acessibilidade também está mais prática e simplificada, e o cadastramento de novos empreendimentos mais rápido, graças ao novo sistema de georreferenciamento. A versão atualizada do aplicativo para smartphone foi disponibilizada nesta sexta-feira (28).

O turista com deficiência ou dificuldade de locomoção já pode acessar no Windows Phone ou na AppStore e baixar a nova versão da ferramenta gratuitamente. A primeira versão do aplicativo foi lançada em 2014, um ano após a criação do site do programa Turismo Acessível. O programa do Ministério do Turismo tem o objetivo de permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia pelos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“O Guia Turismo Acessível é uma das ferramentas mais importantes para alcançarmos esse objetivo. O site e aplicativo, agora atualizados, facilitam o acesso e a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência aos serviços turísticos e permitem que elas avaliem a qualidade dos serviços e da acessibilidade dos locais visitados, tanto dos empreendimentos como dos atrativos turísticos em todo o Brasil”, disse Gabrielle Nunes de Andrade, coordenadora geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

O aperfeiçoamento da interface do aplicativo tem o recurso de sugestão de palavras que permite ao usuário acessar rapidamente informações de estabelecimentos e atrativos turísticos avaliados. O turista também poderá fazer upload de fotos durante as avaliações. Outro recurso é a interpretação por áudio de cada detalhe na tela do dispositivo, além de mapa interativo que permite a localização de estabelecimentos próximos ao usuário por meio do Google Maps e histórico de lugares pesquisados.

A compatibilidade do aplicativo com os recursos de acessibilidade do Smartphone otimiza a utilização da tela de avaliação permitindo que o turista avalie em uma única tela e com menor número de toques o serviço utilizado ou atrativo visitado. Já o prestador do serviço ou proprietário do estabelecimento dispõe de função exclusiva para atualizar informações como fotos, telefone ou endereço do estabelecimento.

 

Fonte: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12264-mtur-atualiza-aplicativo-do-programa-turismo-acess%C3%ADvel.html?fbclid=IwAR3veZ6zbKjnVZdeHUFGhYHJ3Gd1S0f35c7_aRtjgonF-4-Bg-AEGXeV0p8