Evento do Plano Municipal de Turismo

O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau esteve junto com o Conselho Municipal do Turismo na realização do evento que visou desenvolver as estratégias e ações do Plano Municipal de Turismo.

A iniciativa aconteceu no Trade Hotel & Eventos, entre os dias 20 e 22 de julho, com a presença do Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, na cerimônia de abertura. O primeiro dia de evento contou, ainda, com a palestra da Diretora de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT - MG), Flávia Ribeiro, que abordou a relevância do plano municipal de turismo para o desenvolvimento do destino. Além disso, os mais de XX participantes presentes, tiveram a oportunidade de conhecer, através da apresentação da Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, Mariana Pimentel, o diagnóstico do Plano, que tem sido desenvolvido por uma comissão do COMTUR, formada em setembro de 2018, por professores do Curso de Turismo, representantes da Prefeitura Municipal, Abrasel, Convention e Polo do Peixe (incluir nome completo).

Para a fase de prognóstico, o COMTUR/JF realizou um grande chamamento público, para que a comunidade local, empresários, entidades de classe, e poder público, pudessem participar dessa construção e planejamento do plano, de forma colaborativa. Sendo assim, nos dois dias que se seguiram (21 e 22), foram formados grupos de trabalho organizados pela metodologia metaplan, uma técnica utilizada para promover o envolvimento de pessoas nas discussões, gerenciar conflitos e levar um grupo a alcançar, de forma consistente, os objetivos propostos para discussão.

Ao todo, foram formados quatro grupos de trabalho: 1) Eventos e Entretenimento; 2) Negócios e Compras; 3) Gastronomia e Cultura; 4) Natureza e Esportes, sendo o primeiro grupo mediado pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau. Cada grupo teve como objetivo apresentar quais os principais entraves para o segmento, potenciais soluções e possíveis parceiros para o seu desenvolvimento.

O Conselho Municipal de Turismo e os professores do curso de Turismo da UFJF, formaram documentos com os resultados dos grupos de trabalho que poderão nortear a fase de prognóstico que, posteriormente, será transformado em projetos a serem realizados.

Confira as fotos do evento: