Encontro de CVBx em Petrópolis discute fortalecimento e regionalização da rede para fomentar o turismo no RJ

A Federação de Conventions Bureaux do RJ promoveu nesta quinta-feira, 30, o I Encontro Regional de CVBx. Além da cidade que sedia o evento, Petrópolis, representantes da entidade em Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Macaé, Rio das Ostras, Vale do Café e de Juiz de Fora (convidada especial), participaram.

A mesa-redonda formada pelos presidentes e gestores dos CVBx serviu para aproximar as cidades e discutir ações de fomento em conjunto. O presidente da FCVB, Marco Navega, está otimista com os desdobramentos da iniciativa.

“É a primeira vez que realizamos um encontro regional dos CVBx, focado na serra, mas com convidados de outras regiões do Estado. Nossa intenção é fomentar o associativismo e vamos avançar com outras duas regiões ainda este ano: Costa do Sol e Metropolitana”, antecipou Navega.

Cada presidente ou gestor de um CVB, aproveitou para citar os desafios do turismo em sua cidade e as ações que vêm garantindo resultados para o trade local. A troca de experiências, segundo eles, também fortalece o surgimento de novos projetos.

“Todas as informações, de cada ação dos CVBx, de forma compilada, é uma ajuda importante que as cidades oferecem entre si para fomentarmos o turismo e promovermos os nossos destinos”, defendeu o hoteleiro e presidente do Petrópolis CVB, Samir El Ghaoui.

Além da mesa-redonda, na parte da manhã, palestras sobre temas diversos ligados ao trade serão proferidas à tarde. Um dos destaques da programação é a consultora Vaniza Schuler. Com larga experiência no setor, ela destaca a importância dos CVBx para o segmento.

“O Convention Bureau é a única entidade que tem um olhar global sobre o destino turístico por conta da sua própria natureza, por enxergar o todo: desde os relacionamentos, às transações até os negócios que envolvem essa cadeia”, explicou.