CERVEJARIAS ARTESANAIS

Primeira cervejaria mineira 

A primeira cervejaria mineira foi criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz, onde hoje é o Bairro São Pedro em Juiz de Fora. “Naquela época, a cervejaria era o ponto de encontro dos imigrantes alemães”, conta o tataraneto de Sebastian, Pedro Peters, que decidiu resgatar as raízes da família e criar, no mesmo local, a Cervejaria Barbante.

Polo Cervejeiro da Zona da Mata mineira

Quem vive em Juiz de Fora certamente já teve a oportunidade de certificar a excelência da cerveja produzida por aqui. No ano de 2017 o polo cervejeiro da cidade e da Zona da Mata passa a ser reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL), integrando a política pública de Minas voltada para a produção de cerveja. Esse ganho atesta a importância de sua atividade econômica e abre espaço para incentivos do poder público ao fortalecimento da cadeia produtiva. O caminho até este reconhecimento mostra a maturação de um setor que começou como hobby de apreciadores da bebida, se profissionalizou ao longo dos anos e vem ganhando cada vez mais mercado. Os números comprovam: a produção local é de 350 mil litros por mês, a mesma quantidade que foi feita ao longo de todo o ano de 2013, quando a cidade já almejava ser um polo cervejeiro. São 11 cervejarias, responsáveis por 14 marcas locais registradas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O trabalho de cervejeiros caseiros não entra na conta. 

 

Cerveja juiz-forana ganha premiação

Nunca antes na história, a cerveja de Juiz de Fora foi tão premiada. Durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina, quatro cervejas produzidas na cidade ficaram entre as melhores do país, eleitas por júri especializado. Três delas conquistaram a medalha de ouro: Antuérpia, na categoria Barley Wine Ale, com a Velvet; Timboo, na categoria Brown Porter, com a Timboo Porter; e Grizas, na categoria Brazilian Beer com Frutas, com a Saison Goiaba. A Antuérpia ainda levou medalha de bronze na categoria Dark Beer, com a Kremilin Reserva.

Cervejarias Artesanais de Juiz de Fora

 

Cervejaria Antuérpia

O famoso slogan “Malte, Lúpulo e Liberdade” ganhou Juiz de Fora, Minas Gerais e a região sudeste. A marca familiar começou com pai e filho apreciando uma cerveja belga produzida na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Devido a esse momento, você consegue imaginar o motivo do nome da cervejaria.

A marca conta com 18 tipos diferentes de cervejas. Os produtos já foram até premiados, como a Nikita Cherry Hickey, que ganhou sozinha a medalha de platina do Mbeer Contest, um concurso do Festival Mondial de La Bière Rio 2018. Nikita foi feita pelo mestre-cervejeiro Giancarlo Vitalle em parceria com o chef Ronaldo Rossi. Ela foi criada durante o momento em que Trump e Putin discutiram sobre os adjetivos das mulheres russas.

No site da cervejaria, você encontra todas as cidades, endereços e locais onde os produtos são vendidos.

 

Saiba mais: http://www.cervejariaantuerpia.com.br

 

Cervejaria Bravo Beer

Um novo local em Juiz de Fora para você se divertir e tomar aquela cerveja. Você pode escolher entre as aromáticas, suaves, marcantes, equilibradas, lupuladas, frutadas, cítricas, claras e escuras. Quem vai no Bravo pode aproveitar também os diversos shows que rolam no local, de samba, rock a sertanejo, para todos os tipos de gosto.

Endereço: Av. Deusdedith Salgado, 1.763 – Teixeiras

Saiba mais: www.facebook.com/cervejariabravo/

Cervejaria Brauhaus

Com inspiração alemã, a Brauhaus Cervejaria está presente em bares, restaurantes e eventos. Recentemente, o local deixou de ser um bar e se transformou em Cervejaria.

Mais informações: facebook.com/cervejariabrauhaus

Cervejaria Barbante

Com 10 anos de tradição e história, hoje a Cervejaria Barbante faz parte de um Sítio Gastronômico, possuindo outros ambientes, como o restaurante Raízes Gastronômicas e o Café Barbante. O restaurante oferece massas e pizzas preparadas artesanalmente em um ambiente super aconchegante. Já o Café possui várias opções de sobremesas e bebidas quentes, além de grãos de café especiais, do Sul de Minas.

O mais legal: A Cervejaria também separa um dia da semana para fazer um delicioso Rodízio de Chope, para todo mundo experimentar todas as opções possíveis do cardápio.

No site você também encontra todos os locais onde a Cerveja Barbante é vendida.

Endereço: Avenida Senhor dos Passos, 1585 – São Pedro

Cervejaria Escola Mirante

Vista privilegiada, gastronomia para encher os olhos e uma cervejaria cigana. A ideia da Cervejaria Escola Mirante é uma fábrica que possui a estrutura e regulamentação necessárias para a produção de cerveja artesanal, aluga seu espaço e tecnologia para cervejeiros de outras marcas produzirem dentro da cervejaria.

Já que o nome é Cervejaria Escola, o local precisa ensinar. E eles fazem isso também. A escola possui estrutura completa para oferecer cursos teóricos e práticos de produção de cerveja artesanal, do iniciante ao produtor profissional, ministrados pelos melhores profissionais do mercado cervejeiro. A escola oferece os cursos de Cervejeiro Caseiro Básico, tecnologia em processos cervejeiros e sommelier de cerveja.

A Cervejaria Escola Mirante fica no endereço: BR 040 KM 796.7 Juiz de Fora

Saiba mais: www.cervejariabarbante.com.br

Cervejaria HankzBier

A marca, que começou em 2016, agora está passando por uma transição de caseira para Cervejaria. Como cervejaria caseira, a HankzBier possui diversos prêmios estaduais e interestaduais. Um dos exemplos é a Apa Cigana (American Pale Ale), que ficou em 3º lugar em um concurso em Sete Lagoas, e breve vem mais novidades, como uma pilsen com manjericão. Já a Russian Imperial Stout ganhou o 1º lugar no concurso da Associação Cervejeira da Zona da Mata.

Em 2018, o responsável Rafael Hankz, participou do Programa Eu Cervejeiro em Santa Catarina, ganhando em primeiro lugar com uma cerveja de frutas vermelhas, chamada Catharina Sour.

Os produtos são vendidos no Prost Pub, Timboo, Bent’s Burger. A marca também tem o Sartoni Steakhouse e o Spot Burger como parceiros.

Endereço: Rua Professor Francisco Sobral, nº 33 – Santa Luzia

Saiba mais: facebook.com/hankzbier

Cervejaria Mr. Tugas

O local é muito conhecido pelas pizzas saborosas, mas as cervejas também possuem seu lugar especial. Um ambiente família que foi construído por uma. Os sabores são autênticos, artesanais e produzidas com alto padrão de qualidade.

Endereço: R. Otília de Souza Leal, 310 – Nova Califórnia

Saiba mais: www.mrtugas.com.br/cervejas

Cervejaria São Bartolomeu

Imagina produzir sua própria cerveja para abastecer os churrascos? Foi mais ou menos assim que o São Bartolomeu começou. Carinhosamente chamado de Bartô, o local também trabalha com o delicioso hambúrguer artesanal e para completar, aquela cerveja artesanal gostosa.

Endereço:  Rua São Mateus, 41 – São Mateus;

Saiba mais: www.facebook.com/cervejariasaobartolomeu

Cervejaria Venna

O nome se baseia em um gíria local, muito conhecida por aqui: venas, que era usada para definir algo muito bom ou de muita qualidade. Os criadores acharam propício colocar esse nome, já que o produto que estavam criando era especial. A proposta da Venna é te levar para uma viagem altamente refrescante, aromática e saborosa.

Se você quer dar aquela melhorada na sua festa, a Venna possui uma kombi – Kombeer- estilizada e com muito chope para dar um toque a mais.

Saiba maiswww.facebook.com/vennacervejariaartesanal/

Fonte: site da Ombrelo disponível em: https://ombrelo.com.br/comportamento/cervejaria-artesanal-em-juiz-de-fora/